"descapando" discos de rock, sempre em listas top 10 | por Ziegler, Zé Mário e Lex

as proibidas do rock!

As 10 capas proibidas do rock. Por Ziegler

Elas foram proibidas, abolidas, queimadas!! rs. Existem uma centena delas por ai, algumas fizeram estragos, outras tantas passaram batidas. Tem aqueles discos que chamaram mais a atenção, do público e mídia, pela arte da capa do que pelo conteúdo musical. Mas na sua maioria, as grandes polêmicas ficaram por conta de artistas de peso, com extrema relevância musical, onde a ousadia da capa era um complemento para a obra.

As dez de hoje são desses artistas, grandes álbuns que tiveram duas ou até três versões de capas. O que certamente provocou entre seus admiradores uma corrida por itens raros de seus artistas prediletos. Ou você não gostaria de ter em casa as duas capas produzidas para Sticky Fingers dos Rolling Stones? Como disse no começo, a lista é imensa e fica aqui a sua primeira parte. Em breve mais posts com esse tema, que pode voltar com o Zé, o Lex, ou comigo mesmo.

E antes de correr a barra de rolagem pelas artes, confira o playlist que preparei com canções de cada disco. até mais!

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.

Dez capas, posted with vodpod

 The Black Crowes

Amorica, lançado em 1994, é o terceiro disco da banda. Foto publicada originalmente em 1975 na revista americana Hustler, mostra uma tanguinha norte-americana e seus pelos pubianos.

Vetada principalmente nos Estados Unidos, teve uma nova capa com a  mesma tanga só que desta vez sem os pelos. E até que esta nova versão ficou bem aceitável. Mas claro, que todos nós preferimos a original! Existe ainda uma terceira capa disponível em lojas, como a Amazon, onde a foto original está lá, mas com a ajuda do Photoshop, deletaram os pelos como se eles estivessem devidamente escondidos debaixo da bandeira.

Jane’s Addiction

Um protesto ao ridículo. Essa é definição de Perry Farrell para o segundo álbum da banda, lançado em 1990. A arte tem relação com a música Tree Days, que trata da nudez masculina e feminina.

Esta capa não foi necessariamente proibida, mas a pedido da gravadora a banda produziu uma versão alternativa para que as lojas escolhessem entre uma ou outra. E a segunda acabou se tornando bem interessante, ao ponto de vender mais do que a original em lojas onde era possível encontrar as duas. Uma capa branca com o nome da banda e um texto reproduzindo uma lei da Constituição americana, onde se proíbe a censura no país. Na contra-capa, mais um texto: “Hitler é infectado pela sífilis sonhos quase se tornou realidade. Como isso pôde acontecer? Ao assumir o controle da mídia. Um país inteiro foi liderado por um lunático … Devemos proteger nossa Primeira Emenda, antes de sonhos doente se tornar lei. Ninguém zombavam Hitler?! ”
Uma dica para quem é fã e colecionador: No site de compras brasileiro Submarino, tem para vender esta segunda versão. É importado e pelo preço de nacional.

The beatles

Claro que eles estão aqui. Os gênios de Liverpool segurando bonecas mutiladas e ensanguentadas. O disco saiu assim, mas depois a gravadora ordenou que fossem recolhidos e atualmente na capa de Yesterday and Today temos uma simples foto do quarteto com uma cara de quem comeu e não gostou.

Roxy Music

As modelos Eveline Grunwald e Constanze Karoli aparecem em trajes mínimos neste Country Life, de 1974. Resultado nos Estados Unidos, Espanha e Holanda: está proibido! O fotógrafo retornou ao mesmo cenário e refez a foto sem as modelos. Para nossa sorte isso durou alguns anos, hoje a original impera nas prateleiras de todo mundo.

Scorpions

A banda alemã deve ser a recordista de capas censuradas. São muitas, e com certeza a mais polêmica é Virgin Killer de1976.
Com alegação de fazer apologia à pornografia infantil, praticamente no mundo inteiro mudaram a capa para uma simples foto da banda. Aqui no Brasil, a gravadora optou em utilizar também uma terceira versão: um escorpião escalando as nádegas de uma mulher (sugestivo, hein?). Acho que daria pra fazer um post com as dez capas proibidas do Scorpions!

Tin Machine

Grupo formado por David Bowie entre 1988 e 1992, com apenas dois discos lançados. Na capa temos as estátuas gregas de Kouros e suas genitálias a mostra. Na versão alterada, apagaram os órgãos masculinos. Porém notem que o trabalho ficou meio estranho, olhando rapidamente até parece que elas estão ali, e o que seria pior, desta vez eretas! rs

Guns n’ Roses

Aqui é rápido, até porque idiota. Uma ilustração de um robô-estuprador, tudo bem que é forte, mas na época do grande sucesso da banda de Axl Rose ninguém deu bola pra isso, o que chamava a atenção mesmo era o apetite por destruição que Slash e cia mostravam com esse disco de estréia. Só pra constar: EUA vetou e por lá só vemos a capa preta com a cruz do Guns n’ Roses.

Van Halen

1984 é o ano e título do sexto álbum dos irmãos Eddie e Alex Van Halen e o último de David Lee Roth. Na arte temos um lindo anjinho lourinho fumando um cigarrinho do demônio. Censura fácil! Que nada, longe disso, a capa segue linda e majestosa pelos quatro cantos do mundo. Todo mundo adorou, até os yankees.
Então só para constar Van Halen aqui na minha lista, vamos de Balance que foi terrivelmente mutilada (literalmente) lá no Japão.

Bruce Springsteen

Alguns “entendidos” no assunto afirmam categoricamente que na capa de Born in USA (1984), Bruce “the Boss” está sim é mijando na bandeira americana. Segundo eles, é nítido ver que pela posição de sua mão, escondida na parte da frente, estaria segurando o “the Boss” e dando aquela balançada final. Será?

The Rolling Stones

Sticky Fingers é responsável por ser uma das capas mais conhecidas dos Stones e também teve sua segunda versão. Só que neste caso, por incrível que pareça, a número dois também causou incômodo: Uma lata aberta com dedos humanos e muito sangue.
Nota (1): A concepção de Sticky Fingers é de Andy Warhol;
Nota (2): Foi eleita pela VH1 como a melhor capa de rock de todos os tempos;
Nota (3): O modelo da capa é Joe Dallesandro, o mesmo que aparece na capa de The Smiths. (apresentada no primeiro post do Lex)
Nota (4): Portando Stick Fingers já conseguiu a proeza de aparecer em dois posts aqui no DezCapas.

Comentários em: "as proibidas do rock!" (9)

  1. zemario0808 disse:

    Hahaha, adoro polêmicas com artes de capas. Aqui onde eu e o Ziegler trabalhamos tem um senhor meio doido chamado Gerson. Outro dia ele afirmou: “fazer capas polêmicas com jesus fumando ou qualquer tipo do gênero é moleza, quero ver alguém fazer uma capa com Maomé (o “líder” religioso dos muçulmanos) comendo carne suína (não há algo mais impuro que a carne suína para eles) aí sim eu falo que o cara é corajoso ofendendo pessoas assim. E ai, alguém se habilita?

  2. zemario0808 disse:

    E se prepararem, que vão querer retaliar depois, hahaha

  3. Zé… senhor é o car***o…
    É realmente chutar cristão ou Católico qualquer bunda mole pode falar… Maomé de batom e cinta liga comendo porco só cabra macho…

  4. SENSACIONAIS as escolhas, alê. SÓ FILÉ.

    as histórias do roxy music, “balance”, do van halen e cruz + as cabeças dos caras do guns, não conhecia. esse layout é famoso, mas não tinha associado uma coisa a outra.

  5. as duas opções de capa para “yesterday and today”, dos beatles sustentam a “história” da morte do paul mccartney. na que eles estão com os pedaços de carne, o paul segura a cabeça do boneco. reza a lenda que ele morreu decapitado. e na opção “normal” ele é o único dentro do “caixão”, referência ao seu enterro. rs

  6. […] com Zig que escreveu no post Proibidas Do Rock: “Slash e banda estavam com apetite de destruição no disco de […]

  7. FALTOU UMA ESSENCIAL…MUITO IMPRESSIONANTE DO CHRISTIAN DEAHT COM UM CRISTO JUNKIE TOMANDO UM PICO DE HEROINA!!!! DISCASSO, POR SINAL…

  8. […] Teve sua capa censurada mas não vai achando que é essa ai, mesmo com a nudez e referências religiosas. Esta é a versão liberada para rodar o mundo. Ficou curioso? Então relembre Jane’s Addiction no post  As Proibidas do Rock […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: