"descapando" discos de rock, sempre em listas top 10 | por Ziegler, Zé Mário e Lex

Quando fui convidado pelo Zig para fazer parte do Dez Capas, além de achar a idéia sensacional, considerei que também seria oportunidade de continuar escrevendo regularmente sobre música. Iniciei essa rotina em março de 2009 sendo um dos catorze originais do setedoses.com, e “de férias” dela até agosto deste ano.

A vontade e SAUDADES de publicar um setlist no capricho toda semana fizeram eu repensar o que estava fazendo por aqui e a partir de hoje a dose_INDIE está de volta. Seja como a 109° edição ou novo primeiro post o tema não poderia ser outro: DEZ CAPAS.

01 – The Breeders – Fate To Fatal


As quatro músicas do EP lançado em 2009 foram gravadas em locais diferentes: “Fate To Fatal” em Londres; “The Last Time”, com vocal de Mark Lanegan, e “Pinnacle Hollow” em Dayton, OH, e “Changes Are”, cover de Bob Marley e produzida por Steve Albini, em Chicago.

02 – Mudhoney – And The Shimmering Lights

The Lucky Ones é comemorativo aos vinte anos de existência da banda. Assisti com meu querido Dezinho Toso o show deste disco, em 2010, no Clash Club, em São Paulo. O layout de capa foi desenvolvido por Edwin Fotheringham.

03 – Lemonheads – Break Me

Se Come On Feel The Lemonheads, lançado três anos antes soou confuso, Car Button Cloth, de 1996, é considerado verdadeira bagunça de estilos. Alguns críticos consideraram que apenas fãs fervorosos o entenderiam.

04 – The Dandy Warhols – Little Drummer Boy

“The Little Drummer Boy” originalmente conhecida como “Carol Of The Drum” é canção natalina escrita por Katherine Kennicott Davis, em 1941. Este foi o primeiro EP lançado pela banda como Special X-mas Single. Não poderia ter sido em outra época do ano, não?

“I played my best for him and he smiled at me”

05 – Beck – No Complaints

Sea Change, de 2002, carrega em tristeza desoladora, mas não é difícil escutá-lo. Guero­, de 2005, foi gravado em parceria com os Dust Brothers o que resultou em lindo dia de sol. The Information, de 2006, passeia tranquilamente entre os dois universos.

Com o encarte do cd vieram adesivos para personalizar a capa.

06 – Juliana Hatfield – Breeders

Juliana Hatfield gravou vinte e oito músicas e lançou dois discos com características distintas em 16 de maio de 2000. Beautiful Creature resgata a sonoridade do início de carreira. Juliana’s Pony: Total System Failure é o oposto. As músicas soam pesadas, algo como menos produzidas.

07 – Stephen Malkmus – Vague Space

Lançado dois anos após o último com o Pavement, Stephen Malkmus tem identidade própria, mas é impossível não encontrar traços de sua antiga banda. “Vague Space” passaria como décima segunda música de Terror Twilight facilmente. Para mim isso é mérito.


Procurei no site oficial e no da gravadora e não encontrei informação alguma. Esse clipe possivelmente foi criado por um fã.

08 – The Flaming Lips – Bad Days

Alguns críticos afirmaram que a genialidade sonora alcançada por Brian Wilson em Pet Sounds agraciou Wayne Coyne em Clouds Taste Metallic.

“you’re sorta stuck where you are
but, in your dreams you can buy expensive cars,
or live on mars
and have it your way

and you hate your boss at your job
well in your dreams you can blow his head off
in your dreams
show no mercy

and all your bad days will end
you have to sleep late when you can”

09 – James Iha – Be Strong Now

Depois da tumultuada turnê de Mellon Collie And The Infinite Sadness, do Smashing Pumpkins, que resultou na demissão do baterista Jimmy Chamberlin, e antes da banda entrar em estúdio para gravar Adore, James Iha lançou Let It Come Down, único projeto solo que explora territórios dificilmente percorridos por sua banda principal naquela época.

10 – Yo La Tengo – Upside-Down

O single Upside Down, primeiro de May I Sing With Me vem com o guitarrista e vocalista Ira Kaplan na capa. O disco foi lançado com Georgia Hubley, baterista e sua esposa.

 .
Clique aqui para baixar o podcast no formato MP3

Clique aqui para baixar o podcast no formato AAC para iPod.
.

Para conhecer as 108 edições anteriores da dose_INDIE e posts publicados no Dez Capas clique aqui. Até sexta que vem.

Comentários em: "“E aí galera, eu sou o LEX…”" (3)

  1. tava na hora de ter dose indie dnovo! hehehe
    parabens Lex!
    Abraço!

  2. opa, a dose_INDIE voltou pra valer, flavinho.
    valeu pela força.
    abraço

Deixe um comentário