"descapando" discos de rock, sempre em listas top 10 | por Ziegler, Zé Mário e Lex

Print

Este é o nosso primeiro encontro em 2013, e ele é especial. Feliz Aniversário, Lex. Além de ser um dia festivo também fica a expectativa de boas músicas, bons shows, novas bandas, o lançamento de material inédito da turma das antigas para o ano que está apenas começando. A dose_INDIE também terá novidades. Além do podcast aqui no blog, surgem novas possibilidades, mas sobre esse assunto aguarde mais um pouco. Tentei expressar com o setlist o que está por vir. Venha!

01 – Diamond Rugs – Blue Mountains

diamond_rugs_diamond_rugs

John McCauley pretendia desenvolver outro projeto enquanto curtia férias de Deer Tick, sua banda principal. Depois de assistir a apresentação de Los Lobos, em Nashville, ele conversou com Steve Berlin, saxofonista da cultuada banda californiana, e as afinidades musicais aconteceram.

02 – Woollen Kits – Shelley

woollen_kits_four_girls

Banda de Melbourne e uma das grandes apostas da cena rock and roll que ressurgiu com força, na Austrália, desde o começo de 2012. Velvet Underground foi a principal referência. Four Girls foi considerado o disco que Beat Happening não lançou.

03 – Wavves – Tv Luv Song

wavves_-tv_luv_song

Nathan Williams escolheu o nome Wavves por causa do medo que senti do mar. A ideia de montar uma banda surgiu aos vinte e um anos. Na época ele era vendedor de loja de discos e escrevia como colaborador para blog de hip-hop.

04 – The Postelles – White Night

the_postelles_the_postelles

Os integrantes de The Postelees são amigos desde o high school. A semelhança das músicas do homônimo disco de estreia com o The Strokes não é por acaso. Quatro das doze lançadas foram produzidas por Albert Hammond Junior.

05 – Bright Eyes – Triple Spiral

bright_eyes_the_peoples_key

Os primeiros singles de Bright Eyes foram lançados pela gravadora Saddle Creek Records, de Justin Oberst, irmão do multi instrumentista Conor Oberst. Desde 2004 seus discos são distribuídos pela Sony. The People’s Key foi lançado em 11 de fevereiro de 2011, dia do aniversário de Conor.

06 – Happy Birthday – Girls FM

happy_birthday_happy_birthday

As coisas aconteceram rapidamente para a banda tanto que o contrato com grande gravadora foi assinado após a quinta apresentação ao vivo. “Girls FM” foi sucesso imediato no mundinho indie. Happy Birthday é uma das três bandas desenvolvidas por Kyle Thomas.

07 – San Cisco – Wild Things

san_cisco_san_cisco

Jordi Davieson e Scarlett Stevens tocam juntos desde a época do colégio. Nick Gardner e Josh Biondillo completam a formação de San Cisco. O single “Awkward” criou grande expectativa sobre como seria o primeiro disco da banda. Em dezembro de 2012, San Cisco, homônimo de estreia, foi lançado, e teve “Wild Thing” como primeira música de trabalho.

Um pouco de história. Não há relação do nome da banda com a cidade de São Francisco. Jordi explicou que ele não tem significado, e soa como se ele fosse uma tela em branco em que o artista pode transformá-la naquilo que desejar.

08 – Simple Kid – Staring At The Sun

simple_kid_1

Antes da banda atual Ciaran McFeely liderava The Young Offenders. As influências eram Led Zeppelin, The Who e T.Rex. Disposto a explorar sonoridades McFeely mudou-se para os Estados Unidos onde surgiu Simple Kid. A escolha do nome foi por causa de um mendigo que o músico conheceu durante o período que morou em Los Angeles.

09 – Bear Hands – High Society

bear_hands_burning_bush_supper

Há perfeita harmonia entre os músicos de Bear Hands. Nas entrevistas eles sempre deixam claro que “We fight like brothers and love like mothers. The rest is magic.” O vocalista Dylan Rau fez faculdade com Andrew VanWyngarden e Ben Goldwasser, de MGMT, em Wesleyan University.

10 – King Tuff – Keep On Movin’ 

king_tuff_king_tuff

Mais uma banda de Kyle Thomas, como mencionado no item seis. A terceira é Witch, em que J. Macis, de Dinosaur Jr, também participa. King Tuff, homônimo de estreia, carrega nas referências ao rock and roll dos anos 50, ao pop dos 60, e ao glamrock dos 70.

O clipe de “Keep On Movin” foi filmado com a participação dos amigos de Hunx And His Punx e Lovefoxx, do CSS.

11 – Lovvers – Alone With A Girl

lovvers_go_go_go_girls

No início de carreira a banda estava mais disposta a realizar apresentações ao vivo e lançar vários singles do que gravar disco completo, tanto que em dois anos foram realizados mais de duzentos shows. A principal influencia foi o Germs, de Pat Smear, atual Foo Fighters. O disco Go Go Go Girls foi registrado em gravador de rolo para as músicas não perderem a essência punk.

12 – Cloud Nothings – Stay Useless

cloud_nothings_attack_on_memory

Parar a faculdade e seguir a carreira artística. Essa foi a decisão de Dylan Baldi quando resolveu dedicar-se em tempo integral a música. Enquanto ensaiava para gravar o disco de estreia ele voltou a morar na casa de seus pais. O apoio foi total. Attack On Memory foi o primeiro lançamento por grande gravadora.

.
Clique aqui para baixar o podcast no formato MP3

Clique aqui para baixar o podcast no formato AAC para iPod

.
Para conhecer o que já foi publicado clique aqui. Até semana que vem.

Deixe um comentário